- Odontopediatria -

especialidades

A Odontopediatria é a especialidade dentro da Odontologia responsável por cuidar da saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente com busca ativa a educação em saúde e a promoção da saúde. Por isso o odontopediatra é o profissional mais indicado para prestar um atendimento odontológico especializado e diferenciado para seu filho. Não só pelos conhecimentos técnicos em si, mas especialmente pelo entendimento do universo psicoemocional e cognitivo dos pequenos pacientes, incluindo lógico todo o amor envolvido, e isso faz toda a diferença.

Os odontopediatras estudam de maneira minuciosa os métodos de controle do comportamento infantil, do bebê ao adolescente. Desta forma, de acordo com cada desenvolvimento neuropsicológico, temperamento e faixa etária são propostos métodos individuais, eficientes e eficazes.

O odontopediatra tem o papel de guiar a criança e inclusive seus pais ou responsáveis, durante as experiências clínicas odontológicas, de maneira que em um trabalho conjunto profissional/responsáveis a criança coopere e desenvolva uma atitude positiva frente à Odontologia.

Tratamento de canal nos dentes de leite

Embora a educação e a prevenção no contexto da prática em saúde bucal sejam prioritárias na clínica contemporânea, as alterações na polpa que acometem os dentes de leite em função de lesões de cárie ou em decorrência de traumatismos dentários são frequentes. Assim, é muito importante o diagnóstico precoce destas lesões para que elas não evoluam para um quadro onde se fará necessário o tratamento de canal. No entanto, quando isto não ocorre, o tratamento de canal deve ser instituído.

Muitos pais têm dificuldade de entender a importância da realização do tratamento de canal em dentes de leite. Mas é necessário que eles sejam mantidos saudáveis até a época normal de esfoliação, executando funções essenciais para o desenvolvimento da criança como mastigação, estética e fonética. Alguns pais questionam a possibilidade de extração do dente ao invés da realização do tratamento de canal, mas a extração precoce poderá gerar problemas na arcada dentária da criança, como problemas estéticos, funcionais, de dicção e oclusais futuros. A não realização de nenhum procedimento odontológico no dente comprometido pode levar a danos irreversíveis no dente permanente sucessor como má formação, alterações de forma e de cor.

Por isso, é importante que as visitas ao odontopediatra sejam assíduas e se evite problemas maiores, afinal, os dentes de leite têm papel crucial na manutenção de uma dentição permanente bonita e saudável.

Ortopedia funcional dos maxilares

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da Odontologia que trata os desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares. O tratamento é realizado em crianças em fase de crescimento, através do uso de aparelhos ortopédicos móveis e/ou removíveis. Estes aparelhos produzem um remodelamento das bases ósseas, musculares e articulares, restabelecendo e equilibrando as funções bucofaciais. Mas em quais situações é utilizada? Sempre que houver alterações de crescimento das bases ósseas, pode-se lançar mão desse tipo de tratamento como nos casos de mordida cruzada, mordida aberta, entre outros. Agende uma consulta conosco e tire suas dúvidas.

- Pré-agendamento -

Entraremos em contato para confirmar sua consulta
  • Profissional
  • Cláudia Valente
  • Ketlin Lislie Anacleto Pereira
  • Trysciane Staniszewski
logo_footer

contato@claudiavalente.com.br – 47 3344.2255 – Rua Camboriú, 26 – Sala 902 – Centro, Itajaí, SC