O Dia Mundial de Higienização das Mãos (HM) foi definido no dia 5 de maio pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um “lembrete” para que as instituições de saúde reforcem a conscientização. A prática de higienizar as mãos reduz infecções e promove a segurança de pacientes, profissionais e usuários, trata-se de uma medida de proteção contra doenças de impacto individual e coletivo. Embora a técnica seja a mais importante e eficaz medida contra a disseminação de infecções e microrganismos resistentes em qualquer estabelecimento de saúde, ainda é muito negligenciada.
Estudos apontam que a educação sobre a lavagem das mãos é capaz de reduzir cerca de 20% das doenças respiratórias na população em geral. E isso não é diferente com novo o coronavírus: a higienização das mãos é uma das maneiras mais eficazes de se proteger da covid-19. Segue abaixo alguns momentos em essa higienização é crucial:
✨depois que você estiver em um local público e tocado em um item ou superfície que possa ser frequentemente tocada por outras pessoas, como maçanetas, mesas, bombas de gasolina, carrinhos de compras ou caixas registradoras / telas eletrônicas, etc.;
✨antes de tocar nos olhos, nariz ou boca;
antes, durante e depois de preparar a comida;
✨antes de comer;
✨antes e depois de cuidar de alguém com sintomas respiratórios;
✨depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
✨depois de usar o banheiro.
Vamos fazer a nossa parte e seguir esses passos? 🤍