Muita gente pensa que o tratamento ortodôntico termina com a retirada do aparelho, mas não é bem assim que funciona. Quando retiramos este acessório, é importante ter muito cuidado para que seus dentes não voltem a desalinhar.
Por mais que o tratamento alinhe a arcada dentária, uma pequena deslocação se torna inevitável. “O nosso corpo é um sistema dinâmico e em constante remodelação, tanto óssea (esquelética) como muscular. E por isso pode acontecer alguma movimentação dentária após o tratamento ortodôntico”.
O corpo humano sofre constantes mudanças e isso pode acontecer mesmo depois da idade adulta. “No tratamento ortodôntico, ‘forçamos’ o organismo a fazer uma neoformação óssea (tomar uma nova forma e posição)”. Isso significa que mesmo após usar aparelho, o paciente, seja adulto ou criança, pode voltar a ter os dentes tortos.
Para que o tratamento ortodôntico seja um sucesso, é primordial que se faça uma contenção (que pode ser móvel ou fixa), acompanhamento e controle das pequenas movimentações. “A estabilidade do resultado depende da contenção que deve ser determinada pelo profissional para cada tipo de caso”. Isso vai depender dos fatores musculares, hábitos e situações individuais do paciente. Ou seja, você também precisa fazer a sua parte! O mais importante é ficar de olho nos movimentos dos dentes e agir, caso necessário.
Seus dentes de movimentaram após o término tratamento ortodôntico? Isso te incomoda?
Vem comigo que eu resolvo!
Marque seu horário pelo📲(47)99912-2828 ou diretamente pelo link da BIO.